Cabine de Distribuição em Baixa Tensão
A Concessionária de Energia de Jericoacoara- CE, implementou um modelo de cabines de distribuição de baixa tensão para a rede elétrica subterrânea do Município. Solução esta que utiliza um modelo de conexão até então não empregado no Brasil.
No período do andamento do projeto a concessionária havia iniciado recentemente suas operações no país, fazendo com que os padrões empregados não fossem encontrados com os fornecedores locais e nacionais, havendo também pouco tempo hábil para implementar a solução devido a iminência da temporada de férias e, sendo Jericoacoara um local de alto potencial turístico.
A equipe de engenharia responsável pelo projeto deveria adotar as especificações atualizadas pela concessionária, uma vez que eles implementariam, realizariam a montagem e operação da rede elétrica da cidade, porém a limitação de informações como especificações técnicas de um modelo especifico de conexão configuravam um desafio, em um primeiro momento somente eram conhecidas as especificações nacionais da concessionária.
O tempo hábil era escasso para desenvolver novos projetos, e a devida homologação dos produtos. Os sistemas empregados pelo grupo da concessionária na Itália divergem com os conceitos adotados pelas normas brasileiras e IEC, devendo o operador do sistema conhecer a fundo as peculiaridades do produto.
Dado o ambiente agressivo os materiais utilizados na cabine deveriam ser resistentes à corrosão, a radiação UV (Ultra Violeta), devido ao alto grau de incidência solar, não inflamável e por fim que não colocasse em risco o público, sendo de material isolante elétrico.
A ELOS, junto com a empresa italiana homologada, utilizaram uma solução para a conexão já empregada no país citado e a cabine de distribuição de baixa tensão possui todas as características dos QDP (Quadro de Distribuição Pedestal) já utilizados no Brasil, assim cumprindo todos os requisitos e em menos de 30 dias , A ELOS apresentou o protótipo para a concessionária no Rio de Janeiro, e o corpo técnico de Jericoacoara.
Assim o fornecimento correu em tempo recorde e as 500 cabines puderam ser fabricadas e montadas em Jericoacoara, conforme condições estabelecidas pela contratante.
Reportagens e referências sobre esse case:
Site Enel – A obra que transformou Jericoacoara
Enel Brasil no Youtube – Jericoacoara Ep. 03: A obra que transformou Jericoacoara
CDL Juazeiro do norte – Jericoacoara recebe rede elétrica subterrânea